Banho e Tosa
Pode parecer que o Banho e Tosa, seja algo simples, mas existem muitos conceitos envolvidos.
Para cães
Em cães apesar dos óleos naturais manterem a pelagem relativamente limpa, banhos frequentes são necessários para eliminar bactérias, fungos, pelos mortos e protegê-lo de pulgas e outras infecções e ainda eliminar o mal cheiro.
È necessário também levar em consideração como seu pet interage com você e sua família, se ele dorme dentro de casa, se dorme nos quartos, se ele passeia regularmente, porque estas características, podem auxilia-lo a decidir se há necessidade e qual a periodicidade dos banhos e de tosa.
Aconselhamos que cachorros com pelo comprido, tomem banho a cada 15 dias, e os cães de pelagem curta, a casa 10 dias.
Como já dissemos, o banho vai eliminar bactérias, fungos, ajuda a combater infestações de pulgas e carrapatos, mantendo seu pet livres destas pragas, com uso de shampoos e condicionadores.
Cada pet é único e possuem características que deve se levar em conta, a tosa do seu pet, vai depender de outras questões, como se ele tem pelo curto, pelo longo, e qual a periodicidade da troca da pelagem.
Para pelos curtos, a tosa traz a vantagem da retirada de pelos mortos, sem falar na questão de estética, além de fazer seu pet ficar mais confortável, e com menor possibilidade de contrair fungos ou bactérias
Para pelos longos a tosa deve ser efetuada de acordo com o crescimento dos pelos, para eliminar o excesso, trazendo maior higiene e conforto. Há raças que possuem pelagem de camada dupla, que os ajuda enfrentar o frio de seus locais de origem, que no nosso caso, estando em climas mais quentes, sua diminuição contribui muito para seu conforto, mantendo higiene sempre em dia.
A tosa higiênica, consiste na retirada de pelos de perto de partes íntimas, entre as patas que garante uma tração mais adequada, para que possa andar e correr evitando escorregões e quedas.
No caso de filhotes, eles só devem tomar banho fora de casa, após tomarem todas as vacinas, e para isso é recomendável consultar seu veterinário.
Se você está querendo dar banho e tosar seu pet, venha conversar conosco, vamos poder orientar qual será a melhor conduta para seu pet! Será um prazer tê-los conosco.
Para gatos
No caso de gatos, eles possuem uma língua áspera, capaz de retirar pelos mortos, assim como sujeiras, e costumam fazer isso o tempo todo. Com certeza precisamos levar em conta a pelagem do gato, e como ele vive, se sai muito, ou se fica apenas dentro de casa, mas com certeza banho é bem mais distanciado, recomendado pelo 6 meses de intervalo entre um banho e outro.
Sedação
Alguns pets para banho e tosa precisam ser sedados, temos casos de cães muito bravos, coelhos, gatos, que precisam de acompanhamento veterinário. Na Clínica Bicos&Focinhos, estamos preparados para atender estes casos também. Seu pet será acompanhado por veterinários experientes e que cuidaram muito bem de seu pet.